segunda-feira, 19 de maio de 2008

Sistema de Avaliação

A avaliação se reveste de grande importância para o professor, vista sob o prisma da avaliação ensino e aprendizagem, pois o mestre também avalia seu trabalho e tem oportunidade de reconstruir seu caminho, mudar métodos e técnicas de ensino.

A Escola deverá integrar os conteúdos das diversas áreas, de modo que eles não sejam estanques, mas arme-se em constelação, promovendo a interdisciplinaridade.

A avaliação é feita no decorrer dos trimestres, constante, cumulativa e continuamente. Tem fins diagnósticos, possibilitando ao professor uma análise reflexiva, proporcionando a retomada do seu fazer pedagógico. É permanente, uma vez que a aprendizagem é um processo contínuo, diferente do sistema de provas ocasionais, e, sobretudo, necessita apresentar este caráter diagnóstico e nunca um meio de punição, de aferição de certo ou errado, de inclusão ou de exclusão. O acompanhamento do aluno é centrado nele mesmo.

No decorrer do processo devem ser feitas anotações que servirão de sinalizadores para a construção de atividades que busquem sanar deficiências apresentadas e que promovam o aluno na sua aprendizagem; revelando no educando o uso de conexões, emprego de habilidades, poder de construir novas contextualizações, sensibilidade para perceber diferentes tipos de linguagens...

Todos os procedimentos tomados pelo professor, na tentativa de recuperar a aprendizagem em sala de aula ou em turno inverso, são devidamente registrados e, sempre que possível, os responsáveis são informados da real situação de aprendizagem dos alunos.

A avaliação deve estar de acordo com os planos de estudos e de trabalho dos professores.

1 Pré-alfabetização


O currículo é por atividades. O professor da pré-alfabetização deve dar ênfase a ludicidade, a brincadeiras dirigidas a fim de desenvolver noções de espaço, limites, regras, espírito de equipe... Os resultados da avaliação são expressos através de parecer descritivo, semestral, com o objetivo de informar aos responsáveis, por escrito, sobre o desenvolvimento integral da criança, priorizando os aspectos físico, psicológico, intelectual, lúdico e social das mesmas, sem o objetivo de promovê-las. Durante os trimestres, ou sempre que se fizer necessário, os responsáveis são chamados na Escola para acompanharem a real situação de aprendizagem dos educandos.

A avaliação deve ser diagnóstica, voltada para o acompanhamento do desenvolvimento da criança em seu processo de alfabetização de forma contínua e sistemática e expressa em Parecer Descritivo, sem a retenção do aluno. (Parecer nº 024/2005 cme Capão da Canoa).

2 Primeira à quarta série do Ensino Fundamental

De 1ª à 3ª série o currículo desenvolvido é por atividades. Na 4ª série o currículo é desenvolvido por área de estudos. A expressão dos resultados da avaliação é feita, semestralmente, através de parecer descritivo, onde constam as áreas do conhecimento - aspectos cognitivos, psicomotores e afetivos; destaques; relacionamento; recomendações, entre outros. Sempre que se fizer necessário, os responsáveis serão o chamados na Escola para acompanharem a real situação de aprendizagem dos educandos. No último parecer descritivo informado pela Escola deve estar mencionado a palavra Aprovado, Reprovado ou ainda APP (Aprovado com Progressão Parcial para os alunos da 4ª série).

Estas séries contam com um professor específico, em turno inverso, que fará recuperações de aprendizagens, além da recuperação paralela feita em aula. O conteúdo a ser trabalhado pelo professor de turno inverso, é informado, com antecedência ao mesmo pelo professor titular. A freqüência a estas aulas é registrada em uma folha de chamada da turma, pelo próprio professor da R.A. As aulas são registradas pelo aluno no seu caderno regular de aulas. O professor de R.A. deve fazer anotações pertinentes ao desenvolvimento dos alunos durante as aulas. Os responsáveis são informados destas aulas através de bilhetes. O bilhete deve retornar à Escola assinado pelo responsável. O aluno fica ciente destas aulas assinando o caderno de chamada do professor. A Escola manda informativos aos responsáveis, alertando sobre o não comparecimento dos educandos a esta Recuperação de Aprendizagem.

Para os alunos de 1ª a 3ª séries que, ao final do ano letivo, não estiverem preparados para as séries seguintes, é oferecida pela Escola uma quarta oportunidade de avaliação - término das férias. Participam desta etapa de avaliação apenas os alunos que não atingem os pré-requisitos mínimos para a série seguinte. É considerado aprovado o aluno que ao final desta etapa, através de um instrumento de avaliação aplicado pelo professor, mostre que atingiu os principais objetivos propostos no ano letivo e que receba parecer favorável informando sua aprovação. Ao aluno que necessitar e quiser participar desta etapa de avaliação, é fornecida uma listagem de conteúdos essenciais (pré-requisitos da série) para que o mesmo possa estudar (extra-classe); após o período de estudos (férias escolares de verão), aplica-se, em data preestabelecida, a quarta avaliação e informa-se aos responsáveis uma nova entrega de resultados.

3 Quinta a oitava série do Ensino Fundamental


O currículo é desenvolvido por disciplina e a expressão dos resultados é feita através de notas trimestrais.

Para o aluno ser aprovado, a partir da quinta série, o mesmo deve ter, no mínimo, a média anual 60 (sessenta).

Em cada trimestre do ano letivo o professor deve oferecer, no mínimo, três avaliações com instrumentos diversificados, após é feita uma média aritmética das notas obtidas. A seguir, o professor seleciona os principais conteúdos do trimestre, faz mais uma recuperação de aprendizagem e executa, através de um instrumento de avaliação, a verificação final. Destas duas grandes notas (média aritmética do trimestre e a verificação final), prevalece a maior (substituição de escore) que será a nota trimestral da disciplina. Entende-se que em qualquer processo de avaliação a parte afetiva e social do educando deva estar incluída. A recuperação de aprendizagem acontece paralela ao processo, principalmente após as avaliações.

Após o encerramento do terceiro trimestre, no início do próximo ano letivo será oferecida pela Escola, para os alunos do currículo por disciplina (5ª a 8ª série) e para os alunos por área de estudos (4ª série), a oportunidade de progressão parcial em até duas disciplinas ou área de estudos. Este mecanismo possibilita ao aluno que ele seja promovido para a série seguinte, sem prejuízo da seqüência curricular, com atendimento específico e paralelo à série que irá cursar, em componentes curriculares que não obteve êxito. São oferecidos programas estratégicos adequados a cada caso, considerando as construções realizadas pelos alunos e suas necessidades para que sejam bem-sucedidos e prossigam seus estudos. “O tempo destinado, a metodologia e a avaliação fazem parte de um plano de trabalho elaborado pelo professor, considerando as aprendizagens já realizadas e as defasagens apresentadas pelo aluno” (Parecer 740/99). O aluno que é considerado reprovado, na 8ª série do Ensino Fundamental em componente curricular (até dois), e for transferido, deve procurar escolas que também ofereçam a progressão parcial, caso contrário, é considerado reprovado.

A recuperação da aprendizagem é oferecida sempre que se verificar a necessidade da mesma. No decorrer do processo de ensino e aprendizagem, o professor procura sanar todas as dificuldades apresentadas, reforçando conteúdos e retomando-os sempre que se fizer necessário e registrando todos os procedimento adotados.

4 Progressão Parcial


Após o encerramento do terceiro trimestre, é oferecida pela Escola, para os alunos do currículo por disciplina (5ª a 8ª série) e por área de estudos (4ª série), a oportunidade de progressão parcial em até duas disciplinas. Este mecanismo possibilita ao aluno que ele seja promovido para a série seguinte, sem prejuízo da seqüência curricular, com atendimento específico e paralelo à série que irá cursar, em componentes curriculares que não obteve êxito. São oferecidos programas estratégicos adequados a cada caso, considerando as construções realizadas pelos alunos e suas necessidades para que sejam bem-sucedidos e prossigam seus estudos. “O tempo destinado, a metodologia e a avaliação fazem parte de um plano de trabalho elaborado pelo professor, considerando as aprendizagens já realizadas e as defasagens apresentadas pelo aluno” (Parecer CEED/RS 740/99).

- Duração

As instituições de ensino que contemplarem o regime de progressão parcial em seus regimentos devem organizar um cronograma de trabalho para que não trate simplesmente de uma estratégia de promoção do aluno, mas sim de uma estratégia de progresso individual e contínuo que favoreça o crescimento do educando, preservando a qualidade necessária para sua formação escolar. O período destinado para realização das atividades não pode ser inferior a 30 (trinta) horas/aula e não superior a 60 (sessenta) horas/aula, e durante do primeiro semestre letivo. (PARECER Nº 023/2005 CME Capão da Canoa)
Respeitando o tempo de cada educando, a escola oferece instrumentos diversificados de avaliação onde os resultados devem ser registrados em livro próprio. (PARECER Nº 023/2005 CME capão da canoa)
O aluno que não obtiver êxito no período estabelecido pela escolas-regularizar sua vida escolar.desde que acumule as progress, realiza a progressão no ano seguinte, desde que seja aprovado plenamente na série em curso. Em não havendo aprovação, o aluno repetirá a série e, inclusive a progressão pendente.
Ao concluir o Ensino Fundamental, o aluno deve ter sua vida escolar regularizada, ou seja, não pode haver pendência de progressão, a não ser na oitava série.
Para os alunos transferidos, a escola informa na transferência, a (s) disciplina (s) que o aluno fará progressão, acompanhada de parecer descritivo do professor onde conste as deficiências ou lacunas apresentadas.

Nos casos de transferência, os alunos devem encaminhar-se para uma instituição de educação básica que ofereça a progressão parcial.

Em casos de alunos que procurarem matricula em estabelecimento que não ofereça progressão parcial, o aluno deve ser matriculado na série que cursou no ano anterior.

Sempre que o professor verificar que o aluno sanou suas necessidades, faz um parecer descritivo declarando-o apto a cursar normalmente a série atual e o encaminha ao SSE que faz os devidos registros nos documentos necessários, informa a secretaria da Escola e chama os responsáveis para relatar a atual situação de aprendizagem do aluno.

Ao professor da turma de progressão parcial cabe:

  1. Conscientizar-se que este período não é uma repetição do componente curricular e sim um plano de trabalho, com diferentes estratégias para oportunizar ao aluno a construção de conhecimentos ainda não aprendidos;
  2. Refletir sobre os conceitos progressão e promoção;
  3. Decidir sobre: carga horária semanal, metodologia e formas de avaliação para atingir objetivos da progressão parcial;
  4. Entrar em contato com o professor da série atual para saber como anda a aprendizagem destes alunos.

5 Estudos de recuperação

A recuperação da aprendizagem é oferecida sempre que se verificar a necessidade da mesma. No decorrer do processo de ensino e aprendizagem, o professor procura sanar todas as dificuldades apresentadas, reforçando conteúdos e retomando-os sempre que se fizer necessário e registrando todos os procedimentos adotados.

6 Classificação

A Escola faz a classificação dos alunos a partir da segunda série do Ensino Fundamental (alfabetização) da seguinte forma:

  1. Por promoção, anual, a série seguinte, para alunos que atingiram os pré-requisitos da série ou obtiveram, no mínimo a média anual sessenta (60);
  2. Para alunos vindos de outra escola, por transferência;
  3. Independentemente da escolarização anterior.

A classificação tem por objetivo posicionar o aluno na série compatível com a sua idade, experiências anteriores, nível de conhecimento e habilidades.

Todo o processo deve ser registrado em ata e transcrito para o histórico escolar do aluno em questão.

7 Reclassificação

Para os alunos que virem de outra organização curricular ou de outra nacionalidade é oferecida a reclassificação, onde a Escola aplica um instrumento de avaliação e uma entrevista com o Serviço de Orientação Educacional e/ou o Serviço de Supervisão Educacional, tendo como objetivo situá-lo na série adequada, respeitando o seu estágio de desenvolvimento e suas possibilidades de crescimento.

Todo o processo deve ser registrado em ata e transcrito para o histórico escolar do aluno em questão.

8 Avanço

Para os alunos que apresentarem contínuo progresso nas suas aprendizagens, desenvolvimento cognitivo, habilidades e competências, enfim “comportamentos desejados”, antes que decorra o ano letivo, é propiciado o avanço para uma nova série.

A Escola aplica um instrumento de avaliação e uma entrevista com o Serviço de Orientação Educacional e/ou o Serviço de Supervisão Educacional, a fim de oficializar o ato, este processo deve acontecer, de preferência durante o primeiro trimestre, para que não haja prejuízo na seqüência de aprendizagens.

Todo o processo deve ser registrado em ata e transcrito para o histórico escolar do aluno em questão.

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