segunda-feira, 26 de maio de 2008

Regras de Convivência

1 Corpo discente

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Iracema Vizzotto, em várias assembléias e pesquisas junto aos pais, alunos e profissionais da Escola, elaborou as seguintes regras de convivência, tendo por objetivo o melhor aproveitamento daquilo que a Escola tem para oferecer, fazendo com que a mesma cumpra da melhor fora possível, o seu papel social e também porque sendo seres “geneticamente sociais”, convivemos em grupos e precisamos ter direitos e responsabilidades – com liberdade, mas respeitando o outro.

  1. A Escola tem horários que devem ser cumpridos rigorosamente. Caso ocorra algum imprevisto significativo à escola procederá da seguinte forma:
    1°: No primeiro atraso o aluno será advertido com um informativo que deverá voltar assinado pelo responsável;
    2°: No segundo atraso o aluno poderá entrar na escola somente com a presença dos responsáveis;
    3°: No terceiro atraso o aluno retornará para casa acompanhado de seu responsável ou autorizado pelo mesmo.
    Parágrafo único: caso ocorra situações mais graves como: de viagem, doença na família, atraso de ônibus, etc..será encaminhado para a direção da escola que irá analisar o fato e tomará a decisão coerente.
    Horário das turmas - Manhã: 7h45min às 11h45min e Tarde: 13h15min às 17h15min
  2. A sala de aula de cada turma é o local adequado para aguardar a chegada do professor, devendo assim permanecer na mesma nas trocas de períodos.
  3. Atenção! Quando der o sinal, de entrada dirija-se imediatamente à fila. Os atrasos serão comunicados aos responsáveis.
  4. Se precisares, por motivo de doença ou particular, te ausentar da Escola durante o período de aula, tens que trazer uma justificativa, por escrito, dos responsáveis ou vir acompanhado dos mesmos; passar na secretaria e assinar o livro de registros.
  5. Cada turma escolhe um líder e um vice-líder, como seus representantes. Por isso, sempre que houver necessidade de um contato junto à equipe diretiva, a tarefa será deles, devendo a turma aguardar a solução na sala de aula.
  6. Quando tiveres aula em outro local, que não seja a sala de aula, lembra-te: o trânsito pelos corredores deve ser feito em silêncio, sem correrias.
  7. É necessário conservar o ambiente da Escola: folhagens cuidadas; salas de aula agradáveis e limpas.
  8. O aluno não deve retirar-se da sala de aula após as provas. O professor deverá oferecer uma outra atividade.
  9. Se precisares retirar livros da biblioteca, deves te associar à mesma. Caso necessites consultar a biblioteca em outro turno, deves te identificar na portaria, respeitando o horário da sua turma. Valoriza o teu horário na mesma, aproveita, estuda e não brinca!
  10. Nossa escola é pública. Através do pagamento de impostos feitos pela comunidade, o governo fornece o prédio, água, luz, professores, funcionários e o mobiliário. Por isso,
    conserve-a. Em caso de danos ao patrimônio da mesma, será cobrada a reposição do bem.
  11. A Escola conta com o SOE - Serviço de Orientação Educacional. Quando tiveres algum problema, marca um horário e o orientador terá prazer em te receber.
  12. Nesta Escola, além das aulas, anualmente, acontecem gincanas, campeonatos, olimpíadas, momentos de reflexão, grupo de danças, concursos entre outras. Todas estas atividades servem para o teu crescimento pessoal e educacional, participe!
  13. Não será permitida a entrada com roupas como: mini-blusas, shorts, mini-saias, bustiês, roupas transparentes, etc. Nenhum aluno poderá permanecer na Escola sem o uso da camiseta.
  14. Não tenhas medo: a sala de aula é também um espaço onde podem ser feitas críticas construtivas, sugestões, debates... Para tanto, deves preparar-te: liberdade de expressão com responsabilidade e educação, principalmente, para participar dos Conselhos Participativos. Os assuntos não deverão ser comentados nos corredores da Escola, assim como, os tratados em reuniões e demais encontros.
  15. Tenhas, em todas as situações, bons hábitos e atitudes, pois eles fazem parte de um bom convívio social.
  16. Durante o recreio e saída, as salas serão chaveadas, por isso, não deves te atrasar nas atividades.
  17. Os trabalhos escolares deverão ser entregues nas datas marcadas. Caso contrário terá uma segunda data, mas o trabalho valerá a metade do peso. Em casos especiais, o responsável deverá procurar a Escola.
  18. Para a tua maior concentração em aula evite: Mascar chicletes, comer, trazer brinquedos, rádios, fones de ouvido, celulares, óculos de sol, skates, rollers, MP3, MP4, etc.
  19. Procura usar adequadamente o banheiro. Somente alunos com problemas biológicos usam o mesmo a toda hora.
  20. Caso haja algum ato infracional ou disciplinar, o aluno será avaliado de acordo com o Plano de Integração Sócio-Pedagógico e Disciplinar desta instituição de ensino, com a ciência do responsável, caso não haja solução será encaminhado a Promotoria Pública ou ao Conselho Tutelar, conforme a sua idade - Até 12 anos Conselho Tutelar, após a Delegacia de Polícia.
  21. As avaliações não realizadas nas datas marcadas, só serão feitas pelo aluno que trouxer atestado médico ou vir acompanhado do responsável que justificará o motivo. As justificativas só serão aceitas na aula seguinte que o aluno tiver com o professor em questão, onde será marcada uma nova data.
  22. Os trabalhos só deverão ser entregues aos professores da turma, em seus períodos de aula com a mesma.
  23. Para maior embelezamento da Escola, dispomos de floreiras, folhagens e cestinhos de resíduos (orgânico e seco). Para que tudo fique bem bonito e limpo, contamos com a tua colaboração.
  24. Respeitar a individualidade de teus colegas e professores. Cada um é diferente e são nas diferenças que trocamos experiências e crescemos. "Muitos, diferentes... uma única família".
  25. Respeitar o material dos colegas e professores.
  26. Ter um adequado comportamento social, dentro e fora da Escola, para que ela tenha sempre um bom nome.
  27. Informar aos pais as comunicações da Escola, através da agenda.
  28. É proibida a rasura em documentos referentes à sua vida escolar, isso é considerado ilegal e está sujeito a penalidades.
  29. Jamais usar, sem a devida autorização, o nome da Escola para qualquer tipo de propaganda, campanha ou promoção.
  30. O uniforme unifica, economiza roupas, evita problemas de identificação, e discriminação social. A partir de abril, o uso do uniforme será obrigatório. Nas quartas-feiras, o mesmo será dispensado, porém usar roupas adequadas. O uso do uniforme é obrigatório, sendo aprovado pelo CPM da escola, Conselho Escolar e pesquisa realizada junto à comunidade escolar.
    a) caso o aluno não venha uniformizado num primeiro momento será chamado o responsável para que resolva a situação; havendo reincidência não será permitida sua entrada.
    b) para os alunos que receberam uniforme da PMCC em caso de transferência deverão devolvê-los n escola.
  31. Demonstre interesse, boa vontade, participe de todas as atividades propostas pela Escola, seja amigo do professor e sinta-se à vontade para contribuir para o bom andamento das aulas.
  32. Os alunos terão acesso à internet para pesquisas e consultas bibliográficas com o auxilio de profissional habilitado, porém terão que trazer dispositivo removível para gravação de dados, visto que a impressão será por conta do aluno.
  33. Ler é fundamental! Portanto, leia, leia, leia...
  34. Não fique na dúvida! O dicionário é indispensável!

2 Profissionais da Educação desta Escola

Para que possamos desenvolver um bom trabalho, no decorrer deste ano letivo, dentro da nossa escola e junto aos nossos alunos, precisamos enfatizar certos aspectos fundamentais que irão direcionar nossas ações, portanto, levemos em consideração os seguintes itens:

  1. Apresentar domínio de classe e de conteúdo, sem esquecer de ser amigo do aluno e trabalhar com atividades diversificadas;
  2. Incentivar, em todas as disciplinas, áreas ou turmas a leitura e a escrita, cobrando do aluno o uso adequado do material da biblioteca;
  3. Todos os professores devem reservar um horário semanal para que seja usado, exclusivamente, para o desenvolvimento da leitura;
  4. Evitar que o aluno leve para casa erros ortográficos em seu caderno, sugerir e cobrar o uso do dicionário;
  5. Tentar solucionar os problemas dentro da sala de aula;
  6. Ser pontual e assíduo;
  7. Ser competente profissionalmente;
  8. Respeitar as individualidades dos alunos, colegas e demais pessoas da comunidade;
  9. Manter sigilo profissional( ética);
  10. Os assuntos discutidos em conselho de classe e reuniões jamais deverão ser comentados nos corredores, demais dependências da escola e fora da mesma;
  11. Usar materiais de ensino, conteúdos, métodos e propostas que levem os alunos a um alto nível de motivação;
  12. Acompanhar o aluno no seu desenvolvimento de caráter, formação de atitudes e formas de conduta aceitas socialmente; apoiando projetos e integrando-se aos mesmos.
  13. Evitar julgamentos que possam embaraçar as atitudes dos alunos;
  14. Guiar o desenvolvimento físico, social, emocional e intelectual do aluno;
  15. Manter-se em sala de aula ou no seu setor de trabalho, durante o período normal de aula. Evite saídas desnecessárias e revise todo o material necessário para o trabalho em questão antes da entrada - as vice-diretoras se dispõe a auxiliar na organização dos mesmos;
  16. Respeitar o material dos colegas (apagadores, gavetas, livros,...);
  17. Manter, organizada e limpa, a sala dos professores, como também os banheiros e demais setores de serviço;
  18. Não levar a folha de chamada para a casa; fazer diariamente a chamada e registrar os conteúdos trabalhados.
  19. Registrar, sem rasura alguma, tudo o que for referente à escola: folhas de chamada, livro-ponto, atas, ... e utilizar para tanto a caneta preta;
  20. Cada final de trimestre encerrar, rubricar no rodapé e passar os dias letivos a caneta na sua folha de chamada;
  21. Observar a sua carga horária, ela deve ser cumprida rigorosamente durante o ano e recuperada, se for o caso;
  22. Exigir disciplina por parte de todos os alunos em todos os ambientes da escola;
  23. Evitar que os alunos sujem as paredes, as classes e o chão da sala e demais dependências da escola;
  24. Sempre que executar algum tipo de trabalho diferenciado (recorte, colagem, festas...), deixar o ambiente e mobiliário limpos;
  25. Ao final do período de trabalho, deixar o quadro de giz limpo;
  26. Não ultrapassar teu período de aula, atrasando, assim, o trabalho do outro colega;
  27. Usar o material de áudio, vídeo e som, especificamente, para fins didático-pedagógico (agendar com antecedência) e devolvê-lo logo após o uso;
  28. Aproveitar todos os materiais sem desperdiçá-los;
  29. Avisar, com antecedência, o SSE, caso seja necessário faltar às aulas, sem esquecer de deixar a aula-socorro para que possa ser registrado o dia ou período letivo, auxiliando a supervisão nesta substituição;
  30. As aulas-socorro deverão ser deixadas nas gavetas específicas para tal fim;
  31. Planejar o uso dos dias em haver, evitando tirá-los todos juntos;
  32. Ter cuidado ao elaborar provas para que ocupem todo o período de aula, evitando assim, que os alunos fiquem pelo pátio sem atividades, ou trazer atividades extras para que o aluno faça após o término da mesma - não faltar nestes dias;
  33. Entregar no SSE a cópia dos projetos executados;
  34. Tanto para os exercícios de fixação, quanto os demais instrumentos de avaliação, deverão levar o aluno a desenvolver operações e não apenas a simples memorização;
  35. Antes da aplicação de qualquer instrumento de avaliação é importante fazer uma retomada do conteúdo (RA). Após a aplicação do mesmo, se houver tempo no próximo encontro, é fundamental que as dúvidas sejam levantadas pelo aluno e trabalhadas pelo professor (RA); não esquecer de registrar;
  36. Não devolver as provas sem comentá-las (RA). Os erros poderão ser abordados, porém, os nomes dos alunos não;
  37. Possuir estilo cooperativo e integrativo na escola, participando dos eventos da mesma, conselhos da escola, conselhos de classe, reuniões, etc;
  38. Fazer investigações que testem à eficácia do seu próprio trabalho; repensando sua prática na busca de melhores resultados.
  39. Proporcionar meios para que o aluno, cada vez mais, torne-se independente no seu estudo, procurando, continuamente, atualizar seus conhecimentos;
  40. Antes de pedir um trabalho científico, uma pesquisa, uma entrevista..., ensinar ao aluno como fazê-lo, ensinar também como estudar;
  41. Saber que, no âmbito educacional, não há rígido e imutável, o que determina uma flexibilidade de comportamentos ajustados às situações que se possam apresentar;
  42. Ao se dirigir a um aluno ou responsável procure um ambiente adequado e faça os devidos registros;
  43. Controlar o seu tom de voz, em qualquer ambiente da escola;
  44. Ter abertura pessoal e comportamentos sem radicalismos ou extremismos, que permitam sempre uma análise do contexto educacional, sob ótica da justiça e da imparcialidade;
  45. Procurar entrar na sala de aula com o seu material didático preparado;
  46. Trazer o material a ser mimeografado, com horas de antecedência, para que possa ser executado por alguém disponível no momento;
  47. Sempre que houver necessidade será registrada a conversa do professor e equipe diretiva;
  48. Sempre que sair da sala de aula com os alunos, chavear a porta;
  49. Respeitar os horários de entrada, recreio e saída;
  50. Assinar o ponto sempre na chegada; em caso de atraso, colocar o horário fiel da chegada - os atrasos serão computados pela escola e pagos posteriormente;
  51. Quando ficar devendo dias para a escola, procurar não exceder dois turnos;
  52. Evitar chegar atrasado nas filas e sala de aula e sair antes do horário;
  53. Faltas consecutivas (cinco) dos alunos deverão ser comunicadas a vice-direção ou SOE;
  54. Verificar com a secretaria da escola os casos de alunos novos, transferidos e com atestados médicos, bem como as justificativas para realização de trabalhos e/ou provas;
  55. Entrar e sair dos ambientes da escola com o aluno de forma organizada;
  56. O professor conselheiro terá autonomia para a convocação dos professores da turma para a realização de projetos especiais, discussões ou troca de idéias sobre a mesma, desde que seja avisada, anteriormente, a equipe diretiva. O mesmo serve para as classes paralelas entre as séries do currículo;
  57. Pedir ajuda, sempre quando necessário;
  58. Solicitar a presença da equipe diretiva em sala para valorização do seu trabalho e dos alunos;
  59. Socializar momentos positivos que ocorrem no espaço escolar;
  60. Aproveitar os momentos de reflexão para que sua turma participe e mostre os seus valores, seus talentos;
  61. Pedidos de saídas para estudos (formação continuada) devem ser devidamente protocolados na PMCC, sendo que os horários em que o professor estiver fora deverão ser compensados para a escola e para o aluno;
  62. Saídas para fóruns, seminários, cursos... devem ser tratadas com antecedência a fim de se combinar como serão atendidos os alunos; o professor está liberado para fazer um curso ao ano, caso realizar outros deverá compensar os dias em que se afastou. Caso a escola seja fechada, o professor terá direito a realizar outro curso sem precisar compensar os dias que esteve ausente.
  63. Em caso de convocação de outras escolas o professor será liberado, desde que os alunos sejam atendidos, mas ficará devendo estes dias;
  64. Na folha de chamada, o aluno afastado por motivos de saúde, mediante atestado médico, por participar de atividades representando a escola ou o município, coloca-se FJ (falta justificada) e oportuniza-se a recuperação das atividades escolares;
  65. Combinações feitas em reuniões, relatadas em atas, devem ser mantidas, salvo os casos de força maior;
  66. Os profissionais que por algum motivo faltarem às reuniões onde foram feitas as combinações devem adequar-se àquilo que foi decidido pelo grupo;
  67. Sempre que achar necessário, ou quando tiver um tempinho livre converse com a direção, troque idéias, faça as críticas e aponte caminhos;
  68. Em anexo a Proposta Político-Pedagógica consta o Plano de Integração Sócio-Pedagógico e Disciplinar.

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