segunda-feira, 19 de maio de 2008

Marco Referencial

1 Marco Situacional

A escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Iracema Vizzotto, localizada no Bairro Santo Antônio, em Capão da Canoa, RS, tem quinze anos; foi inaugurada em setembro de 1992 e autorizada a funcionar em março de 1993. A Escola possui, atualmente, 599 alunos, sendo que 53,42% são meninos e 46,58% meninas.

Seu corpo docente é formado por 34 professores, distribuídos em vinte e quatro turmas; equipe diretiva, apoio no reforço de aprendizagem, itinerância, serviço de supervisão e orientação educacional e substituição.

A Escola oferece o Ensino Fundamental de Nove Anos: Pré-alfabetização a 8ª série. Os profissionais estão em constante atualização, à maioria graduado, outros com pós-graduação. A instituição conta com uma secretária, um vigilante, uma auxiliar de biblioteca e sete merendeiras. Também tem Círculo de Pais e Mestres atuante, Clube de Mães( não atuante devido à falta de espaço físico e possui Conselho Escolar. Além das aulas regulares, oferece em turno inverso esportes variados (treinamentos), canto-coral, danças contemporâneas e folclóricas, oficinas de inglês e informática.

A faixa etária dos alunos varia ente seis a quatorze anos, sendo que temos alguns alunos fora de faixa etária acima dos quatorze anos de idade.

A religião predominante é a católica (73,38%), seguida da evangélica com (20,91%) e outras (5,71%).

A maioria dos alunos (71,83%) mora com os pais, (1,96%) só com o pai, (21,56%) só com a mãe, (3,92%) com os avós e (0,73%) com outros parentes.

As famílias têm, até dois filhos (56,27%), de três a cinco filhos (32,43%) e acima de cinco filhos (11,30%). A situação socioeconômica das famílias de nossa escola varia, até um salário mínimo (17,36%), até três salários mínimos (45,90%), acima de quatro salários mínimos (36,74%). A escolaridade predominante nas mães é o Ensino Fundamental completo e incompleto (43,34%), Ensino Médio completo e incompleto (42,81%) e Ensino Superior (14,1%). A escolaridade predominante nos pais é o Ensino Fundamental completo e incompleto (49,51%), Ensino Médio completo e incompleto (42,81%) e Ensino Superior (7,43%).

Quanto à opinião dos responsáveis sobre a Escola: (90,58%) citou que a escola está entre excelente, ótima e muito boa, apenas (9,42%) dos responsáveis citaram que a Escola é regular.

A maioria das famílias, concorda com as normas disciplinares da escola (79,03%), em parte (19,25%) e não concordam (0,98%).

O uso do uniforme com exceção da quarta-feira teve aprovação de (97,30%) dos pais e apenas (2,70%) não concordaram.

Os índices de evasão e reprovação diminuíram consideravelmente; Atualmente o índice de aprovação é de (94%) – A maioria dos alunos pertence ao nosso zoneamento (82,41%), porém há ainda muitos alunos que vêm de outras localidades (17,59%). Constatamos que a causa da reprovação é a falta de comprometimento e de responsabilidade de alguns alunos e maior participação da família na vida escolar de seu filho. Sabemos que a Escola não está dando conta do seu papel e, muitas vezes, os alunos e professores apresentam-se desmotivados, as aulas não estão atraindo os educandos que preferem outras atividades fora dela; A escola busca preparar o educando para a vida em sociedade, conscientizando-o de seus direitos e deveres.

Para que melhore o índice de aprovação, é preciso que a Recuperação de Aprendizagem (R.A) aconteça paralelo ao período letivo, constante e cumulativa. No turno inverso oferecemos reforço para as séries iniciais do ensino fundamental (1ª a 4ª série); Também no turno inverso contamos com reforço, enquanto houver necessidade, nas disciplinas de matemática e português para os alunos da área (5ª a 8ª série).

A escola oferece a Progressão Parcial para os alunos de 4ª a 8ª série do Ensino Fundamental.

Os profissionais da educação buscam atualização permanente a fim de estarem preparados para trabalhar com a diversidade cultural, levando o educando a sentir-se motivado na construção do conhecimento; dando significado aos componentes curriculares de modo que o aluno sinta-se motivado e veja sentido no aprender; promover uma educação voltada para a cultura da formação e da informação; tornar os alunos mais conscientes e responsáveis, base para serem adultos que construirão um mundo de paz, e sem qualquer discriminação e exploração do homem; aplicar uma estrutura pedagógica moderna, atual, fundamentada sobre valores humanos (morais e culturais), com responsabilidade, autonomia, cooperação e solidariedade e primar por um trabalho coletivo.

Na questão pedagógica, a Escola não possui uma linha metodológica comum. Uns são, ou tentam ser, mais progressistas, outros mais tradicionais. Porém, todos são muito preocupados com a aprendizagem dos alunos e buscam conhecê-los como um todo nos seus diversos aspectos e habilidades, a fim de sanar possíveis problemas de aprendizagem. Há que se buscar unir a prática a uma teoria séria que realmente dê sustentação ao fazer pedagógico; faz-se necessário a busca constante da ação-reflexão-ação.

É a terceira vez que elaboramos o nosso Projeto Político-pedagógico e acreditamos que o mesmo deverá qualificar as nossas ações ainda mais, através de um maior comprometimento pedagógico de todos, promoveremos uma educação com maior qualidade para a nossa comunidade.


2 Diagnóstico


Vivemos num mundo de crise, que por ser muito complexo, às vezes não o entendemos bem. Nele há conflitos e contradições que nos prendem, nos confundem e nos limitam. Isto se explica de certa forma, pela falta de fundamentos filosóficos e sociológicos, comprometimento, conscientização, ética e valorização profissional, prejudicando assim, a eficiência do processo de ensino e de aprendizagem.

Estas constatações fazem com que os alunos percam o encanto pela Escola, vindos muitos a se evadirem ou reprovarem.

Para sanar os nossos maiores problemas dentro da Escola, acreditamos que devemos contar com:
  • Recuperação de aprendizagem adequada para todos os alunos;
  • Disposição dos alunos nas salas de aula;
  • Sala de recursos: materiais, audiovisuais, artes e ciências;
  • Hora do conto;
  • Projetos de leitura;
  • Melhoras nos recreios;
  • Melhor aproveitamento das horas atividades;
  • Fortalecimento das relações com as famílias;
  • Melhora do acervo bibliográfico de pesquisas;
  • Trabalhar a pedagogia dos projetos;
  • Buscar a interdisciplinaridade;
  • Solicitar apoio de equipe multidisciplinar como: fono, psicólogo, psicopedagogo.... que trabalhem e dêem retorno aos profissionais da Escola;
  • Qualificar os temas de casa, trabalhos fora da Escola e avaliações;
  • O uso do uniforme é obrigatório, com exceção da quarta-feira;
  • Trabalhar sempre o meio ambiente: cuidados, preservação...;
  • Atualização constante dos profissionais da Escola;
  • Palestras, seminários, encontros entre a comunidade escolar e profissionais da educação, saúde, meio ambiente...;
  • Motivação e enriquecimento constante do corpo docente e discente;
  • Maior comprometimento das famílias no processo de ensino e aprendizagem;
  • Resgate de valores em todas as dimensões;
  • Melhorar o relacionamento humano em todos os níveis;
  • Conhecimento maior e melhor da realidade;
  • Número de alunos por turma conforme a legislação;
  • Respeito ao zoneamento no ato da matrícula;
  • Apoio maior dos órgãos competentes;
  • Recursos materiais melhores;
  • Manutenção dos equipamentos;
  • Copiadoras;
  • Laboratório de informática;
  • Sala para o Serviço de Orientação (SOE);
  • Sala para o Serviço de Vice-direção;
  • Sala para o serviço de Secretaria maior e adequada aos equipamentos;
  • Ligação da escola a rede pública de tratamento de esgotos;
  • Repasse de verbas para a manutenção de Escola;
  • Continuidade e aperfeiçoamento das atividades extra-classe em turno inverso;
  • Apoio e incentivo ao Círculo de Pais e Mestres (CPM); Clube de Mães e Conselho Escolar;
  • Conscientização da necessidade de assiduidade e pontualidade por parte de todos;
  • Continuidade dos momentos de reflexão;
  • Trabalho intensivo da equipe diretiva, a fim de assegurar uma linha pedagógica adequada;
  • Garantir maior segurança dos alunos na hora da saída.

Acreditamos que a Escola melhor assessorada em seus aspectos humanos e físicos, onde todos os envolvidos desempenhem com responsabilidade e comprometimento suas funções, tem possibilidade de garantir sempre a Educação de Qualidade.

3 Marco Doutrinal

Queremos uma proposta pedagógica inovadora que permita uma nova visão de mundo, onde os educadores pensem conscientes sobre o seu papel, sobre o seu trabalho e que o espírito crítico leve a sua prática pedagógica de maneira que possa ser avaliada e reavaliada diariamente, após cada tarefa desenvolvida. Que o educador se engaje neste espírito de retomada, de forma que busque a formação integral do aluno: onde o social, o cognitivo, o espiritual, o afetivo e as habilidades de cada um aconteçam, aflorem de forma harmônica e saudável.

Buscamos uma educação que leve ao sucesso, a promoção do educando: a aprendizagem significativa, onde os professores aprofundem-se, tenham desejo, prazer, criem novas estratégias para ajudar os alunos e não se conformem com a não aprendizagem, sendo pesquisadores que refletem individual e coletivamente sobre suas práticas – ação-reflexão-ação.

Atentos às necessidades do presente e projetando-nos para o futuro, consideramos de grande importância explicitar aqui, a nossa compreensão do ato pedagógico, ou seja, do processo de educar como um processo de interação da relação ensino e aprendizagem, que supere o limite da transmissão de conhecimentos pela dinâmica da sua construção. O ato pedagógico como um processo de construção de conhecimentos não prescinde da informação, da transmissão, da assimilação; estas se fazem necessárias, mas não suficientes. A ênfase maior será dada na relação que deverá ser estabelecida entre professor, aluno e conhecimento que é, neste sentido, uma relação de sujeito e objeto. Aluno e professor são sujeitos em interação com um determinado objeto do conhecimento. Partindo do pressuposto de que educação é o processo de inserção do sujeito no mundo da cultura e de que sujeito e cultura complementam-se por constituírem-se e desenvolverem-se na relação do homem com o mundo, não é demais deixarmos clara a nossa intencionalidade em propiciar o desenvolvimento de um complexo de atividades pedagógicas capazes de transformar os sujeitos do conhecimento, interferindo qualitativamente nos seus processos de aprendizagem.

Insistimos, assim, na aposta de uma visão de educação que retome a sua significação de instrumento de transformação dos sujeitos, o que demanda a construção de um conjunto de meios e recursos que orientarão o processo de aprendizagem. Esse conjunto sobre fins, objetivos, meios relativos ao processo pedagógico é o que se pode denominar currículo. Refletir a relação entre o currículo e projeto pedagógico implica colocarmo-nos na posição de constantes questionadores das diferentes ações que se desenvolvem no cotidiano da escola e do papel que cada profissional desempenha. Um projeto pedagógico é algo mais complexo do que simplesmente um projeto de ensino de determinadas matérias com seus conteúdos específicos. É um projeto de educação e, portanto, algo a ser construído, a partir das demandas e necessidades sociais, cognitivas, culturais, éticas, estéticas, políticas e econômicas, com vistas à formação de novas gerações.

O aluno é o centro do fazer pedagógico e deve ser visto como ser humano e cidadão, numa perspectiva humanista e histórico-política. É um ser participante que aprende a tomar decisões, a construir o rumo de sua história.

Sabe-se que o educando traz em si um potencial que precisa ser desenvolvido, cabendo à Educação promover tal desenvolvimento em todas as áreas: física, psicológica, intelectual, artística, moral, social, religiosa, etc. Nossa Escola tem como objetivo a educação sistemática, continuando e valorizando a educação assistemática, ou seja, o aprendizado sofrido, por ensaio e erro, dado pela própria vida. Nesta perspectiva o professor não pode ser um adversário, mas um aliado de seus alunos. O educador é aquele que ensina a aprende, a cada dia, uma nova lição: “Mestre não é quem sempre ensina, mas quem de repente aprende”. Nessa frase de Guimarães Rosa condensam-se a sabedoria e a humildade que revestem o trabalho do verdadeiro educador. Em sala de aula, terá o educador a postura de líder, orientando seus alunos com firmeza e com carinho na medida certa.

É preciso aprender a aprender e estar atento às diferenças individuais, ao ritmo e ao tempo de cada aluno. É importante, ainda, atender às inteligências múltiplas e fazer com que os alunos sejam valorizados.

A Escola deve ser um local de prazer para alunos e professores. Ambos precisam estar motivados para a tarefa de ensinar e aprender.

Que os alunos possam aprender, terem sucesso e serem felizes, sendo educados e responsáveis, interagindo com o outro, sendo pessoas verdadeiras e melhores, que solidariamente tenham os verdadeiros valores da vida, que ajudem a construir um País mais justo para todos nós – que sejam cidadãos de direitos e deveres.

O ato de educar deve ter sempre a convicção que, mais digno do que reprovar o aluno, é a reflexão diária sobre a prática pedagógica de cada educador; onde a avaliação contínua e processual desfaça pressões, elimine fracassos e descontraia ambientes de ensino, afastando traumas, tratando todos com eqüidade, onde cada passo do aluno seja avaliado, sem os terríveis e ameaçadores provões e a pressão de uma nota definitiva e sem retorno, com a garantia de que o aluno realmente aprendeu, não apenas preparou-se para ser testado. Rompendo, assim, com ideologias e práticas de exclusão; que a avaliação sirva de diagnóstico para alunos e professores.

Fica aqui o convite a todos que assumem compromissos como este: que se animem a fazer as coisas acontecerem, tendo a coragem de criar, de transgredir e transformar, pois os desafios são muitos e a esperança é grande!


4 Marco operativo


“Afinal, a Escola serve para...
...Ensinar Conteúdos e Habilidades necessárias à participação do indivíduo na sociedade.
...Através de seu trabalho específico, a Escola deve levar o aluno a compreender a realidade de que faz parte, situar-se nela, interpretá-la e contribuir para a sua transformação.
...A escola, então, é fundamental para formação da cidadania. Por isso, nenhuma criança pode ficar excluída de seus benefícios.
...Todas têm o Direito a uma sólida formação escolar.
Todas têm o direito de sonhar e perseguir seus sonhos, realizando projetos individuais e coletivos.
Trabalhar nessa direção é trabalhar para...
...CRIAR RAÍZES E ASAS!

(Raízes e Asas, A Escola e a sua Função Social, p.21).

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