segunda-feira, 19 de maio de 2008

Objetivos

Lei Federal nº. 9394/96 (LDBEN) – Art32

  • O ensino fundamental, com duração mínima de nove anos, obrigatório e gratuito na escola pública, terá por objetivo a formação básica do cidadão mediante:
    I) O desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meio básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do calculo;
    II) A compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamentam a sociedade;
    III) O desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores;
    IV) O fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que assenta a vida social.

Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais

  • Compreender a cidadania como participação social e política, assim como exercícios de direitos e deveres políticos, civis e sociais, adotando, no dia-a-adia, atitudes de repúdio às injustiças, respeitando o outro e exigindo para si o mesmo respeito;
  • Posicionar-se de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais, utilizando o diálogo como forma de mediar conflitos e de tomar decisões coletivas;
  • Conhecer características fundamentais do Brasil nas dimensões sociais, materiais e culturais como meio para construir progressivamente a noção da identidade nacional e pessoal e o sentimento de pertinência ao País;
  • Conhecer e valorizar a pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro, bem como aspectos socioculturais de outros povos e nações, posicionando-se contra qualquer discriminação baseada em diferenças culturais, de classe social, de crenças, de sexo, de etnia ou outras características individuais e sociais;
  • Perceber-se integrante, dependente e agente transformador do ambiente, identificando seus elementos e as interações entre eles, contribuindo ativamente para a melhoria do meio ambiente;
  • Desenvolver o conhecimento ajustado de si mesmo e o sentimento de confiança em suas capacidades afetiva, física, cognitiva, ética, estética, de inter-relação pessoal e de inserção social, para agir com perseverança na busca de conhecimento e no exercício da cidadania;
  • Conhecer e cuidar do próprio corpo, valorizando e adotando hábitos saudáveis como um dos aspectos básicos da qualidade de vida e agindo com responsabilidade em relação à sua saúde e à saúde coletiva;
  • Utilizar as diferentes linguagens – verbal, matemática, gráfica, plástica e corporal – como meio para produzir, expressar e comunicar suas idéias, interpretar e usufruir das produções culturais, em contextos públicos e privados, atendendo a diferentes intenções e situações de comunicação;
  • Saber utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para adquirir e construir conhecimentos;
  • Questionar a realidade formulando-se problemas e tratando de resolvê-los, utilizando para isso o pensamento lógico, a criatividade, a intuição, a capacidade de análise crítica, selecionando procedimento e verificando sua adequação.

Objetivos Gerais da Escola

  1. Contribuir para firmar na Escola uma tradição de trabalho coletivo, onde o conhecimento produzido seja discutido, construído, propiciador do fortalecimento de uma identidade institucional e capaz de deixar na história de vida dos alunos marcas significativas, vinculadas ao prazer da aprendizagem e da convivência positiva;
  2. Propiciar o compromisso de todos os profissionais da Escola com a concepção de educação que privilegia a aquisição dos conhecimentos da ciência e da tecnologia, bem como o desenvolvimento de habilidades para operá-los, revê-los, transformá-los e redirecioná-los à sociedade por meio de atitudes sociais de cooperação, solidariedade e compromisso ético;
  3. Desenvolver esforços para inserir o tempo da Escola num tempo cultural e humanizador, que valorize não apenas o domínio das habilidades cognitivas, mas também o conjunto de outras habilidades humanas: sensibilidade, comunicação, simbolismo, autonomia, memorização, corporeidade na apropriação e construção dos saberes e valores culturais;
  4. Oportunizar metodologias diferenciadas, possibilitando a construção do conhecimento, utilizando fontes de informação e recursos adequados à realidade, buscando transformá-la sempre que se fizer necessário;
  5. Integrar as diferentes áreas do conhecimento dando ênfase aos temas universais, estabelecendo relações sociais justas e humanizadoras;
  6. Investigar e analisar as modificações do comportamento e rendimento do aluno durante todo o processo de ensino e aprendizagem, fornecendo as bases para o planejamento;
  7. Nortear o trabalho através de uma linha unânime, com objetivos comuns, desde a Pré-alfabetização até a conclusão do Ensino Fundamental;
  8. Tornar a Escola um ambiente prazeroso, onde o saber seja construído de forma harmônica e tranqüila;
  9. Proporcionar atividades que desenvolvam o espírito crítico e o senso de responsabilidade;
  10. Intercambiar com os colegas, alunos, pais e comunidade em geral experiências que possam enriquecer o trabalho;
  11. Criar mecanismos que consigam a participação direta dos pais na escola (CPM, Clube de Mães, Conselho Escolar, reuniões...);
  12. Estar aberta para mudanças e experiências novas que venham contribuir para o enriquecimento do trabalho;
  13. Desenvolver uma concepção dinâmica e justa de avaliação escolar em que a ação de avaliar se caracterize como um processo capaz de compreender e promover, a cada momento, o potencial de aprendizagem do aluno em seus vários estágios cognitivos e em suas diferenças;
  14. Resgatar valores morais, sociais, culturais e familiares que são imutáveis;
  15. Buscar assistência e esclarecimento, sempre que necessário, junto aos órgãos competentes que servem de apoio ao processo educacional.
  16. Promover projetos interdisciplinares que trabalhem o Meio Ambiente e contemplem atividades de preservação, conservação e recuperação ambiental.

Objetivos Específicos da Escola

  • Garantir o acesso e a permanência, com sucesso, dos alunos na Escola;
  • Incentivar e promover em parceria com os órgãos competentes, a formação permanente e continuada dos profissionais da Escola;
  • Promover a leitura em todas as séries, áreas e disciplinas;
  • Qualificar os planos de estudos, priorizando em todo o Ensino Fundamental a leitura, a escrita, o cálculo e os relacionamentos políticos e sociais;
  • Incentivar e promover em todo e Ensino Fundamental a história e a cultura afro-brasileira;
  • Organizar os recreios de modo que não haja agressões e tumultos, mas sim lazer e entretenimento;
  • Fortalecer em todo o curso um planejamento didático-pedagógico sério, a fim de construirmos aulas mais dinâmicas, prazerosas, globalizadas, interdisciplinares e eficazes, que levem o aluno a gostar mais da escola e a ter aprendizagens mais significativas, tendo a pesquisa da realidade como ponto de partida para a construção social do conhecimento;
  • Propiciar e estimular, dentro dos momentos de planejamento, a busca do trabalho através de projetos interdisciplinares que busquem a globalização, temas de relevância social e melhoria da qualidade de ensino;
  • Estimular o uso da agenda escolar a fim de manter informados os responsáveis sobre os acontecimentos da Escola;
  • Respeitar a legislação no que diz respeito ao número de alunos por turma, para que consigamos um atendimento mais individualizado e, conseqüentemente, menos reprovação;
  • Uso obrigatório do uniforme;
  • Qualificar o acervo bibliográfico da Escola;
  • Organizar junto à comunidade escolar palestras, reuniões, seminários... Com profissionais da educação, saúde, do meio ambiente... para tentarmos sanar dúvidas e fazermos orientações que venham melhorar o fazer pedagógico, como também tentar aproximar, cada vez mais, a família da Escola, participando desta forma do ensino e da aprendizagem;
  • Trabalhar junto aos alunos o amor a si próprio, ao próximo, a Escola, a natureza, ao saber e a Deus, sempre focalizando a filosofia Cristã;
  • Trabalhar, dentro da filosofia Cristã, o resgate de valores em todas as dimensões a fim de melhorar o relacionamento humano em todos os níveis;
  • Solicitar junto ao CMED e SME o respeito ao zoneamento durante o ato da matrícula, para que se evitem constrangimentos entre os alunos, maior tempo para adaptação e segurança para os educandos, gastos com transporte escolar, que a Escola não fique superlotada e que haja vagas para estudantes que residem próximos da Escola;
  • Pleitear, constantemente, junto à mantenedora e junto à comunidade escolar mais recursos humanos e melhores recursos materiais, para que as atividades administrativo-pedagógicas fiquem mais atrativas e atraentes;
  • Manter os grupos de danças folclóricas e modernas, o canto-coral, oficinas inglês, dança, informática e esportes variados, já existentes na Escola, bem como outras atividades extra-classe que venham enriquecer o trabalho escolar;
  • Dar apoio ao CPM e Clube de Mães da Escola, destacando sua importância no contexto escolar;
  • Motivar, dando continuidade aos encontros semanais ou mensais de reflexão, destacando a cada mês um valor específico;
  • Pleitear junto à mantenedora a construção ao lado da escola de salas de recursos tais como: sala de artes, auditório, laboratórios de Ciências, Matemática e Informática, biblioteca espaçosa, salas de aula de reforço de aprendizagem.
  • Incentivar os alunos maiores a trabalharem, como monitores, em recreios e aulas de reforço de aprendizagem;
  • Respeitar e pôr em prática as normas construídas pela comunidade escolar;
  • Manter os recursos humanos a fim de continuar proporcionando aos alunos aulas de recuperação de aprendizagem em turno inverso. A todo currículo e Português e Matemática na área.
  • Solicitar junto à mantenedora um auxiliar de disciplina para garantir a segurança de nossos alunos.
  • Criar, estimular projetos que incentivem a leitura em todos os níveis, criando-se momentos agradáveis de lazer e informação;
  • Incentivar e acompanhar a criação de projetos que venham a contribuir para que aconteçam aulas de Educação Física mais dirigidas, onde sejam respeitados os horários e momentos da aula (aquecimento, desenvolvimento e volta à calma) em todas as séries;
  • Qualificar os planos de trabalhos (professores), através de sondagens significativas;
  • Continuar promovendo, interdisciplinarmente, as saídas de campo a fim de motivar, incentivar e qualificar as aprendizagens;
  • Incluir e garantir, com apoio de equipe multidisciplinar, a permanência e o sucesso de alunos com necessidades educacionais especiais, construindo metodologia e atendimento diferenciados para estes educandos, encaminhando-os às escolas especializadas, caso seja necessário;
  • Cobrar dos órgãos públicos a ligação da Escola à rede pública de tratamento de esgotos;
  • Conscientizar alunos, professores e funcionários da necessidade de terem assiduidade e pontualidade na Escola;
  • Respeitar os horários e calendário escolar construídos pela comunidade escolar;
  • Proporcionar aos alunos um ambiente agradável e feliz que ofereça condições de crescimento em todos os aspectos;
  • Ressignificar a avaliação, qualificando-a, tornando-a participativa, emancipatória e diagnóstica para professores e alunos;
  • Participar de projetos de aceleração de aprendizagem a fim de sanar a defasagem idade-série;
  • Proporcionar reuniões pedagógicas ao longo do ano letivo a fim de proporcionar trocas de experiências;
  • Continuar promovendo e incentivando a gestão democrática através de eleição de diretores, Conselho Escolar, CPM e Clube de Mães;
  • Dispor, na medida do possível, em grupos as classes nas salas de aula, facilitando assim a interação entre os alunos;
  • Dinamizar os conselhos de classe, favorecendo a participação de alunos, professores, equipe diretiva e responsáveis pelos educandos, na busca da aprendizagem significativa, da cooperação, comunicação, documentação e da afetividade entre todos os envolvidos no processo de ensino e aprendizagem: educação a oito mãos – profissionais da educação – alunos – responsáveis e Deus.

Objetivos administrativos gerais

  • Oportunizar a criação do Grêmio Estudantil, proporcionando aos alunos maior participação em atividades socioculturais da Escola;
  • Continuar oferecendo em turno oposto oficinas de inglês, dança, música, informática através de instrutores de oficinas;
  • Lutar pela ampliação ao lado da escola com salas de recursos, biblioteca , sala de áudio-visual, auditório, laboratório de ciências, informática, sala de artes e reforço.
  • Embelezar, realizar benfeitorias e tornar agradável, sempre mais, o ambiente escolar;
  • Manter diálogo constante e atualizado junto à mantenedora a fim de se resolver problemas de infra-estrutura, verbas e maior autonomia administrativo-financeira e pedagógica; agilizando o atendimento ás necessidades da escola.
  • Distribuir, no início de cada período letivo, material escolar a cada professor, deixando este responsável por se organizar durante o ano com o material que receber e solicitar sempre que necessário;
  • Garantir que aconteçam os eventos sugeridos pela comunidade escolar ao longo do período letivo, organizando-se comissões que auxiliem na execução dos mesmos;
  • Realizar reuniões permanentes e extraordinárias com funcionários da Escola, buscando integrar todos os segmentos no processo de ensino e aprendizagem;
  • Dirigir as atividades administrativas e pedagógicas da Escola, sempre que possível, com a equipe diretiva (Vice-direção, SSE, SOE), corpo docente e funcionários.

Objetivos da vice-direção

  • Assessorar o diretor no desempenho de suas atribuições;
  • Realizar levantamento na Escola dos alunos com problemas de assiduidade e providenciar fichas FICAI, bem como encaminhá-las para os devidos fins;
  • Representar o diretor em seus impedimentos.

Objetivos do setor de biblioteca

  • Auxiliar o aluno e o professor na realização de pesquisas e trabalhos escolares;
  • Responsabilizar-se pelo patrimônio da biblioteca;
  • Manter a biblioteca e o acervo da mesma organizados a fim de facilitar seu uso;
  • Manter-se atualizado;
  • Organizar a hora do conto.

Objetivos do setor de conservação, limpeza e cozinha

  • Zelar pela boa aparência da Escola, executando a limpeza de todas as dependências, a fim de proporcionar bem estar a todos;
  • Manter a qualidade da merenda escolar, e sempre que possível, adequá-la ao clima da época;
  • Proporcionar um bom atendimento a todos, tornando o ambiente agradável;
  • Adaptar-se as atividades e situações novas apresentadas pela Escola no decorrer do ano letivo (eventos) e atividades pedagógicas diferenciadas.

Objetivos específicos do setor de vigilância

  • Preservar o patrimônio escolar, auxiliando na manutenção do mesmo;
  • Prestar atendimento à comunidade escolar sempre que possível, participando desta forma das atividades propostas pela Escola;
  • Controlar os portões de entrada e saída da Escola, preocupando-se com a segurança da mesma e de seus ocupantes;
  • Participar do recreio escolar, auxiliando os professores e equipe diretiva.

Objetivos da secretaria

  • Organizar e manter atualizada a escrituração escolar;
  • Responsabilizar-se juntamente com a direção pela documentação da secretaria;
  • Receber e expedir documentos pertinentes à vida escolar dos alunos;
  • Analisar, junto com a direção e o SSE, documentação referente à vida escolar dos alunos;
  • Responsabilizar-se pelos dados atualizados das folhas de chamada juntamente com o SSE;
  • Recepcionar bem todas as pessoas que se dirigem ao Setor, buscando atendê-las com cordialidade em suas necessidades;
  • Participar das reuniões administrativas e pedagógicas, responsabilizando-se pelo registro das atas.

Objetivos do Serviço de Supervisão Educacional (SSE)

  • Acompanhar e Coordenar o planejamento de ensino, buscando formas de assegurar a participação atuante e coesiva da ação docente na consecução dos objetivos propostos pela Escola;
  • Planejar, em conjunto com o SOE, as atividades do serviço de Coordenação Pedagógica, em função das necessidades a suprir e das possibilidades a explorar, tanto dos docentes e discentes, como da comunidade;
  • Realizar a função de controle de qualidade da Escola como: folhas de chamada; dias letivos; carga horária semanal e anual; calendário escolar; horários de professores; visitas às salas de aula; contato permanente com os pais a fim de cientificá-los das ações da Escola e rendimento escolar dos alunos.

Objetivos do Serviço de Orientação Educacional (SOE)

  • Orientar professores na identificação de comportamentos divergentes dos alunos, levantando e selecionando, em conjunto, alternativas de solução a serem adotadas;
  • Agilizar o processo de integração entre o corpo docente e discente da Escola, bem como promover a parte de aconselhamento escolar durante todo o ano letivo;
  • Informar às famílias dos educandos sobre o aproveitamento escolar e disciplinar dos mesmos, solicitando suas presenças sempre que se fizer necessário.

Nenhum comentário: