terça-feira, 1 de julho de 2008

Interdisciplinaridade entre artes, geometria e informática

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL PROFESSORA IRACEMA VIZZOTTO
CAPÃO DA CANOA – RS

PROJETO INTERDISCIPLINAR

TÍTULO: Interdisciplinaridade entre artes, geometria e informática.
DISCIPLINAS: Artes, Informática e Matemática.
PROFESSORES RESPONSÁVEIS: Heleuza Carrilho Tuka de Almeida, Cristiane de Oliveira Alves e Michele Felkl
TURMA PARTICIPANTE:
5ª série
DIREÇÃO: Vera Lucia Cardoso Kilpp Lessa
VICE-DIREÇÃO: Nilza Dias Aguiar
SUPERVISORA: Simone Oliveira da Silveira
ORIENTAÇÃO: Naira Santos Fraga

I - JUSTIFICATIVA:
A proposta do trabalho, parte da premissa de que colocar em prática um programa de ensino de arte que é o de fazer arte, ler obras de arte e contextualizar aquilo que é produzido e visto, inter-relacionando a outras disciplinas do currículo, enfatiza o papel da Educação nos dias atuais. A arte é concebida como uma das mais importantes formas de expressão humana, especialmente para crianças, pois auxilia no processo de construção da identidade, o incremento da autonomia, no desenvolvimento como forma de expressão e, acima de tudo, como linguagem.
Repensando a prática pedagógica educativa integrou-se ao projeto a disciplina de matemática, tendo a informática como suporte. As relações entre o aprendizado de artes e matemática podem parecer muito próximas para alguns e muito distantes para outros. O projeto oferece uma visão humanista da educação como uma ação que exige o envolvimento do aluno com aquilo que ele está aprendendo, tanto na arte com o desenho geométrico, como na matemática, com o uso da geometria plana.
Os profissionais que orientam o processo devem ter também não só o domínio das disciplinas, que são arte, matemática e informática, mas, principalmente desenvolver a percepção de como pode realizar, naturalmente, sem criar situações forçadas, elos entre universos apenas aparentemente distintos.

II – OBJETIVOS GERAIS:
Ampliar as concepções da arte e matemática, levando em consideração os saberes trazidos pelos alunos e reconstruí-los de acordo com o contexto e as necessidades de cada um.
Oportunizar ao aluno o entendimento de que a Matemática faz parte do dia a dia das pessoas, nas mais diversas atividades.

III - OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Artes:
  • Entender e utilizar a Arte como linguagem, através de uma atitude de busca individual ou de dupla, articulando a percepção, a imaginação, a emoção e a investigação.
  • Conhecer a biografia do artista plástico, suas variadas cores e seus mais diversos motivos;
  • Identificar as figuras geométricas presentes nas obras de artes relacioná-las a matemática;
  • Desenvolver trabalhos pintando a geometrização inspirados na obra do artista em questão.
Matemática:
  • Relacionar as formas geométricas presentes nas obras do artista e comparar com as figuras geométricas existentes em seu trabalho;
  • Desenvolver expressivamente composições usando formas geométricas estudadas na matemática.
Informática:
  • Realizar pesquisa escolar, examinando as variadas obras do artista Cláudio Tozzi através da internet;
  • Desenvolver a criatividade através da elaboração de um desenho inspirado nas pinturas da arte geométrica do artista utilizando o programa Paint.
IV - ESTRATÉGIAS:
  • Criar uma proposta de atividade de laboratório, para alunos da 5ª série do Ensino Fundamental envolvendo o desenho geométrico;
  • Pesquisar na internet a vida e a obra de Cláudio Tozzi, artista brasileiro que trabalha com a geometrização na arte (http://www.art-bonobo.com/claudiotozzi);
  • Executar no Paint seus desenhos, inspirados na obras de Cláudio Tozzi;
  • Registrar, o processo de criação, o material produzido e uma solução para a proposta apresentada;
  • Imprimir seu trabalho;
  • Executar em papel cartão seus desenhos e pintar com tinta;
  • Destacar os elementos inovadores da proposta, comparativamente com as fontes de inspiração;
  • Comentar os aspectos emocionais e afetivos presentes em todas as etapas de elaboração e desenvolvimento do projeto, desde a concepção até a execução do trabalho final;
  • Realizar uma exposição nas dependências da escola;
  • Publicar os trabalhos no blog da escola, compartilhando o trabalho com toda comunidade escolar.
V - RECURSOS:
Computador, site do artista, programa Paint, impressora, papel A4, lápis, borracha, tintas, pincéis e papel cartão.

VI- AVALIAÇÃO:
A participação dos alunos efetivamente irá atingir os objetivos propostos no final do trabalho.
A prática que o educando alcança durante o processo de execução do trabalho, o conhecimento da linguagem pictórica que adquire durante todo o processo do projeto, a postura do aluno e seu desenvolvimento como estudante, pois é com uma participação de qualidade que ele garante seu aprendizado.

Veja as fotos com as etapas do projeto:



Veja o slide montado com os trabalhos dos Alunos:




2 comentários:

PROFESSOR SILVIO disse...

7Para facilitar a transmissão e a absorção do conhecimento, os seres humanos dividiram o conhecimento em vários compartimentos, comumente chamados de disciplinas: português, matemática, física, química, biologia, história, geografia, artes, filosofia. Essas formas de classificar o conhecimento são artificiais: raramente um problema se encaixa unicamente dentro dos limites de uma só disciplina.
Por acreditar que o ponto de partida e de chegada de uma prática interdisciplinar está na ação e que, desta forma, através do diálogo que se estabelece entre as disciplinas e entre os sujeitos das ações, a interdisciplinaridade "devolve a identidade às disciplinas, fortalecendo-as" e evidenciando uma mudança de postura na prática pedagógica, favorecendo que as ações se traduzam na intenção educativa de ampliar a capacidade do aluno de:
• expressar-se através de múltiplas linguagens e novas tecnologias;
• posicionar-se diante da informação;
• interagir, de forma crítica e ativa, com o meio físico e social;
Sendo assim, a aprendizagem não é centrada só no que é transmitido, e sim no que é construído, nos envolvendo no processo de aprender a aprender.
PARABÉNS COLEGAS PELA INICIATIVA!
PROFESSOR SILVIO A. M

Cristina Ramires disse...

Prabéns , colegas !!!! Este trabalho ficou maravilhoso !!! Bjs Cris